Monday, January 16, 2006

Sobre o Tempo

Começar o ano. Ou recomeçar. Estamos sempre contando o Tempo, meio obcecados. A idéia que surge em minha mente é que há mil tarefas a terminar e nem sequer sabemos quais são. Seria a razão de nos tornarmos ansiosos?
Li e copiei em algum www. Achei curioso. Colei aqui:
"No Budismo, a unidade de medida dos ciclos cósmicos é o Kalpa (páli: Kappa). Segundo as fontes páli, o Kalpa corresponde ao tempo necessário para esvaziar um cubo de ferro cheio de sementes de papoula, medindo quarenta mil yojana cúbicos (um yojana equivale a mais ou menos 57,6 Km), retirando-se um grão cada cem anos ou então ao tempo que um gênio celestial leva para desgastar inteiramente um rochedo com as mesmas dimensões, roçando por ele, cada cem anos as mangas de suas vestes. Um conjunto de Kalpas forma um Asankheya (páli: Asamkheyya) ou período incalculável. Nas fontes Páli também vemos a associação entre a decadência progressiva e a diminuição contínua da vida humana.
No Abhidharmakosa, tratado do Pequeno Veículo, escrito por Vasubandhu, que serve de fundamento teórico às escolas budistas sino-japonesas, a teoria cíclica é apresentada da seguinte maneira:
O processo de formação de um universo dura 20 antara-kalpa, cada uma dessas unidades equivalendo quinze milhões, novecentos e noventa e oito mil anos. Uma vez formado, subsiste ele durante 20 antara-kalpa, para depois entrar num processo de dissolução que dura mais 20 antara-kalpa. Temos, por fim, um período de repouso de mais 20 antara-kalpa, findo o qual recomeça o processo de manifestação de um novo universo. O ciclo completo de 80 antara-kalpa é chamado mahâ-kalpa."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free Links from Bravenet.com Free Links from Bravenet.com
Bravenet.com