Wednesday, May 10, 2006

Google, Galiza e Guloseimas

A Internet é um fio de Ariadne ao contrário. Ele nos faz entrar no labirinto e não sair dele, como é sua função. OK, explicações:
Eu estava procurando uma receita de bolo de café. Google. Encontro uma página com receitas portuguesas. Pronto, achei o que eu queria. Mas vou dar só uma espiadinha naquele link ali... Encontro receitas afrodísicas no site de Portugal. Cut + paste as receitas. Nunca se sabe quando vamos precisar. Tá, você acha que não funcionam, não é? Eu também, mas as receitas eram ótimas. Sigo fuçando na página. Aí está escrito: Sabores da Lusofonia. Hein? Descubro que são receitas de todos os países que falam português, como por exemplo Macau, Goa, Damao e Diu... E Galiza. Lá vem aquela história do meu avô, cuja família teria vindo de lá. Mas eu quero saber mais sobre a Galiza, ou Galícia. Google. Nem portugueses nem espanhóis. E com uma língua, o galego, que parece a mistura das línguas destes dois países. A capital é Santiago de Compostela. Aí volto para as receitas da Galiza. Parecem poesia. Porque você não entende ou porque é muito interessante. Sabe como é "pitada de sal"? Eles dizem "unhas areias de sal". Não é lindo? Claro que eu não sei o que é "um polbo mediano". Mas "areias de sal"... Só vou falar assim agora. Depois de tudo isso, acabei esquecendo o bolo de café, até porque não tinha fermento em casa e porque eu tenho que perder 1,4kg por semana, até o dia 10 de junho. Eu ia comer o bolo inteiro sozinha, eu sei. Então vamos ficar lendo as receitas da Galiza, como se fossem poesia e, como não entendemos nada, não podemos fazê-las. Logo, não comemos. E então emagrecemos. E chega de falar. Vamos às receitas:
Caldo Galego
Restaurante Casa Abeledo
Ingredientes:
(para aprox. 6 persoas)
caldo limpo (de cocer a carne do cocido)
1 mañiza de grelos
3/4 kg. de patacas
200 gr. de fabas
Preparación:
Primeiro poñeremos as fabas a remollo. No caldo limpo de cocer a carne botamos as fabas e os grelos de cocer, cando xa están tenros botamos as patacas cortadas. Deixamos facer lentamente, se é posible en cociña de leña.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free Links from Bravenet.com Free Links from Bravenet.com
Bravenet.com